O Charlatanismo Intelectual


O artista pode exercer seu talento, tentando todas as fórmulas e todos os caprichos de sua fantasia e todos os caminhos do seu charlatanismo intelectual. Na arte, o povo não encontra consolação nem exaltação, mas os requintados, os ricos, os ociosos, os destiladores de quinta-essência, nela buscam a novidade, o estranho, o original, o extravagante e o escandaloso. Eu mesmo, desde o cubismo e de muito entes, tenho contentado a todos esses críticos com todas as brincadeiras que me ocorrem e que eles mais admiram quando menos as entendem.

À força de exercer todos esses jogos, esses quebra-cabeças e esses arabescos, tomei-me célebre rapidamente. A celebridade significa, para um pintor, venda de quadros, fortuna, riqueza. Agora, sou, além de célebre, rico. Mas, quando fico só comigo mesmo, não posso considerar-me um artista no grande sentido que esta palavra tem.

Grandes artistas foram Giotto, Ticiano, Rembrandt e Goya. Sou apenas um brincalhão que tem compreendido seu tempo e sacado o possível da imbecilidade, da vaidade e da concupiscência de seus contemporâneos.

Esse “charlatanismo intelectual” acentua-se mais na poesia do que propriamente na pintura e na música, porque o erro está na insistência em se fabricar poesia, como se fabricam peças de cerâmica. A poesia não pode ser fabricada. A poesia acontece no poeta que é um simples receptor. Inutilmente os artesãos sacrificam-se na manipulação de versos, porque estes, forjados sem o concurso da inspiração, jamais passariam de versos sem poesia, sem substância, sem eternidade. E o que está acontecendo, quase sem exceção, é uma arrasadora poluição mental, porque já se convencionou que exercera poesia livre é a mesma coisa que escrever aberrações, a título de originalidade.

Não sou radicalmente contra nenhuma manifestação de arte, desde que seja elaborada com um mínimo de dignidade.

Pablo Picasso

 

 

Você também pode gostar de ler:

A Moda Agora é ser Hipócrita | Gravi Leve | Desencontro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s