Uma Noite Mágica



 “Os opostos de distraem e os dispostos se atraem.”

No sábado estivemos no show do Teatro Mágico em Goiânia! O que posso dizer é que foi algo surpreendente e realmente espetacular! Não é à toa que o nome do álbum é “A Sociedade do Espetáculo”! Ontem comentando com as outras duas mãos que escrevem o blog, disse que em matéria de TM, sou uma espécie de recém convertido, pois acabei de conhecer o trabalho deles, e ainda estou meio que tateando nesse “Mundo Fantástico de Oz” (Osasco) que são as composições e letras dessa animada e empolgante turma.

Sinceramente não vejo ninguém fazendo nada nem ao menos parecido como os raros do TM! Gente feliz, que faz da palavra, do verso, da poesia, do lúdico, da brincadeira e da música uma verdadeira e intensa celebração à vida!

Pra quem não conhece, é uma “trupe” que mistura artes circenses, poesia, música e um monte de outras coisas! Enquanto se está ouvindo a música, acontece algo diferente ao lado: um malabarista jogando chamas, uma menina graciosamente enrolada em tiras de tecido, um palhaço brincando de cantar, fogo, água e tudo mais se confundindo e fundindo em algo único!

As letras são carregadas de sentidos tão amplos quanto intensos, nos desafiando a pensar e compreender coisas que às vezes a gente não dá muito valor, ou simplesmente ignora.

“Eu sinto que sei que sou um tanto bem maior!”

Para você ter uma ideia das letras segue o vídeo oficial de Amanhã… Será com a letra:

Amanhã… Será?

Se aliança dissipar..
e sentença for só desamor!
a tormenta aumentará!
Quando uma comunidade viva!
Insurrece o valor da Paz,
endurecendo ternamente!
Todo biit, byte , e tera..
será força bruta a navegar,
será nossa herança em terra!
Amanhecerá!
De novo em nós!
Amanhã, será?
Amanhecerá!
De novo em nós!
Amanhã, será?
O “post” é voz que vos libertará.
Descendentes tantos insurgirão.
A arma, o réu, o véu que cairá.
Cravos e Tulipas bombardeiam,
um jardim novo se levantará.
O Jasmim urge do solo sem medo.
O sol reclama no Oriente.
Brada a lua que ilumina.
Rebelando orações e mentes.
Amanhecerá!
De novo em nós!
Amanhã, será?

“Longe da crítica, perto do público”, assim relatou o jornal “Folha de São Paulo” referindo-se ao álbum “O Segundo Ato” elegendo, através de seus leitores, a Cia. Musical e Circense como o melhor show da atualidade no Brasil.”

A música em si, é desafiadora e repleta de alternativas, pois na verdade, é comovente ver algumas das apresentações da banda, ao mesmo tempo que em outras você sorri com aquele sorriso largo que preenche todo o seu rosto e o resto!

“Nesse nosso desbravar, emanemo-nos amor!”

O público é algo à parte, pois o TM, consegue atrair para seus shows, uma mistura heterogênea, que junta ao mesmo tempo em um mesmo local, pessoas das mais variadas idades, classes e ideologias, sem contudo gerar discórdias ou brigas. O que se viu tanto em cima do palco, quanto em baixo, foi uma sintonia ímpar, desafiando qualquer lógica ou idealização, e uma alegria extremamente contagiante!

Fiquei muito feliz, em conhecer mais de perto, toda a complexidade e simplicidade dos versos moldados por Fernando Anitelli que ecoados de forma tão sutil e perfeita, pelos acordes e notas desse grupo de artistas incríveis. No palco Anitelli conta com o apoio de mais 9 músicos e 3 artistas circenses, embora tenham vindo a Goiânia em número menor, e também com o uso de violino, guitarra, baixo, percussão, flauta, Djs, bateria e xilofone.

Se você nunca foi há um show deles, e pretende ir, recomendo infinitamente que deixe seus antigos conceitos sobre música se elevarem a um patamar nunca antes imaginado, que observe e absorva cada segundo das melodias, cada instrumento, cada sorriso seu ao experimentar sensações contraditórias, mas que ao mesmo tempo são perfeitas e realmente memoráveis.

Segue mais um pouco do muito que é “O Teatro Mágico”:

Bem Vindos ao Teatro Mágico

Zaluzejo – veja a letra aqui

De Ontem em Diante – veja a letra aqui

Camarada D’água – veja a letra aqui

Da Entrega – veja a letra aqui

Nosso Pequeno Castelo – veja a letra aqui

Abaçaiado – veja a letra aqui

Você me Bagunça – veja a letra aqui

O Anjo Mais Velho – veja a letra aqui

Pena – veja a letra aqui

O projeto inicial do TM é basicamente uma trilogia; a ideia principal era tratar de temas como a sociedade em que vivemos, preconceito, trabalho… “Eu não vou falar de coisa feia, que coisa feia o tempo todo já tem. Então vou falar de fantasia. Ao invés de falar das coisas que destroem, que machucam, vamos colocar a realidade de uma forma para o povo aprender, para ter informação. Para se mobilizar contra essas coisas. Senão a gente fica também vivendo num país de sorrisos e alegrias quando na verdade não é nada disso. Eu acredito que as nossas ações não podem ser impensadas. O artista tem uma responsabilidade social”, diz Fernando.

Além do CD “A Sociedade do Espetáculo” que mencionei anteriormente, sendo o último até agora, o Teatro conta com “Entrada para Raros”, o primeiro CD, de onde surgiu o apelido de “os raros” para o TM. É um ‘questionar do indivíduo no coletivo, onde o tudo é uma coisa só. Tem a poesia, a brincadeira e o sarau.’
O segundo que se chama “Segundo Ato” apresenta um olhar sobre as coisas urbanas, do dia-a-dia, com bastante realismo, mais preto-no-branco com tons pastéis. O terceiro CD mostra-se como uma mistura de tudo isso.

Para baixar as músicas dos dois primeiros álbuns é só acessar: http://tramavirtual.uol.com.br/o_teatro_magico

Você também pode baixar o novo CD “A Sociedade do Espetáculo” de graça!

O Teatro Mágico é um intenso, indescritível e único acontecimento! Parabéns à “trupe” por ser exatamente assim como é!

Vai prevalecer o artista que tem uma relação honesta com a própria arte, com o seu público.” Anitelli

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s